Ações da Campanha “Maio Laranja” são destaque na Câmara Municipal
A campanha “Maio Laranja”, voltada à proteção, prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes, foi tema da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Uruguaiana no dia 14 de maio de 2026.
O espaço foi utilizado pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social para divulgar as atividades desenvolvidas ao longo do mês e reforçar a importância da mobilização da sociedade no enfrentamento à violência sexual infantojuvenil. Fizeram uso da palavra, a coordenadora do CREAS, Elinara Strack e os psicólogos, João Cunha e Suellen Silva.
Durante as manifestações, foi ressaltado que o “Maio Laranja” representa um período de intensificação das ações de conscientização e mobilização social, reforçando o compromisso coletivo com a proteção da infância e da adolescência.

A equipe do CREAS apresentou informações sobre o funcionamento do serviço especializado, que atua no atendimento de famílias e indivíduos em situação de violação de direitos. O órgão realiza acompanhamento psicológico, social e orientações especializadas em casos de violência física, psicológica, sexual, negligência, abandono, trabalho infantil e outras situações de vulnerabilidade social.
Durante a apresentação, também foram divulgados dados referentes aos atendimentos realizados em casos de violência sexual contra crianças e adolescentes. Conforme os números apresentados, 22% dos casos atendidos envolvem padrastos como autores da violência, 16% conhecidos da vítima, 14% tios, 11% avós e 6% pais.
Em relação à faixa etária das vítimas, 53% dos casos atendidos envolvem adolescentes entre 11 e 15 anos, 27% crianças entre 6 e 10 anos e 11% crianças entre 1 e 5 anos.
Os profissionais enfatizaram a necessidade de fortalecimento da rede de proteção e da atuação intersetorial entre escolas, serviços de saúde, assistência social, Conselho Tutelar, órgãos de segurança pública e comunidade.
Outro ponto destacado foi a importância da denúncia e da orientação correta sobre os fluxos de encaminhamento. Conforme explicado pelos profissionais, o Conselho Tutelar é o órgão responsável pela aplicação das medidas de proteção, sendo a referência inicial para os encaminhamentos.
Durante a Tribuna Livre, também foram divulgadas as ações programadas para o Maio Laranja, entre elas atividades nas escolas, rodas de conversa, ações comunitárias, mobilizações no Porto Seco, blitz educativa e divulgação dos canais de denúncia, especialmente o Disque 100.
Os representantes reforçaram que o combate à violência sexual contra crianças e adolescentes depende da participação de toda a sociedade, destacando a importância da denúncia, do acolhimento e da proteção às vítimas.
Canais de denúncia
Se você tiver suspeita, conhecimento ou presenciar qualquer violação de direitos contra crianças e adolescentes, denuncie:
Disque 100 ou disque denúncia local.
Conselho Tutelar
Rua Gregório Beheregaray Azevedo, nº 3310 – São Miguel
Plantão: (55) 9 9946-2756
CREAS
Rua Prefeito Iris Valls, nº 1938 – Bela Vista
Telefone: (55) 9 9662-7109
PROGRAMAÇÃO
15/05 - 3ª Plenária Descentralizada do Conselho Estadual de Saúde do RS
Local: Teatro
Horário: 10h
18/05 - Panfletagem e divulgação do Disque 100 no Porto Seco de Uruguaiana
Parcerias: CRAS, ESF, SEST SENAT e Conselho Tutelar
Horário: 14h
18/05 - Blitz Faça Bonito
Parcerias: SMS
Horário: 09h ás 11h30
20/05 - Roda de conversa no CRAS I
Horário: 15h
23/05 - Ação “Saúde no Bairro” – João Arregui
Horário: 08h