ACLAN fala de avanços nas suas ações

O trabalho e as demandas da Associação de Catadores de Lixo Amigos da Natureza foram apresentados nesta quinta-feira, dia 23, no plenário da Câmara Municipal de Uruguaiana.

A presidente da ACLAN, Maria Tugira da Silva Cardoso, por solicitação do vereador Carlos Eduardo Espíndola Alves (PMDB), relatou as ações de cidadania e de geração de renda desenvolvidas pelas 54 famílias associadas.

Na oportunidade, foi exposto aos presentes o foco social da associação que realiza atividades voltadas a erradicação do trabalho infantil, a alfabetização e combate a violência contra mulher, entre outro temas abordados. “Promovemos o resgate da cidadania dessas pessoas que trabalhavam dentro do lixão e hoje sentem-se gente”, ilustrou Maria Tugira.

A ACLAN reivindica junto aos Parlamentares apoio para flexibilização do Poder Executivo quanto a ampliação da área de coleta de resíduos, além dos nove bairros atuais; regularização dos valores a serem repassados pela Prefeitura, em atraso desde março e espaço público para utilização da associação. Durante sua fala, a presidente destacou o avanço gradativo das ações de entidade e a existência de lista de espera de 70 famílias interessadas em associar-se. “Queremos aumentar a coleta para darmos continuidade às nossas atividades e garantir a geração de renda sustentável e com dignidade às nossas famílias”, afirmou.

O assunto será tratado na Comissão de Direitos Humanos, Acessibilidade e Direito do Consumidor e encaminhado ao Poder Executivo para providências.

Associados assistiram a explanação