Abafadores de ruído para autistas da rede municipal de ensino são solicitados

A disponibilização de abafadores de ruído para crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Hipersensibilidade Auditiva matriculadas na Rede Municipal de Ensino é indicada ao Poder Executivo pela Câmara Municipal de Uruguaiana.

A sugestão dos vereadores José Carlos Zaccaro, Carlos Delgado e Paulo Kleinubing foi apresentada dia 11 de julho de 2023.

O objetivo é garantir maior qualidade de vida e acessibilidade, por meio de um ambiente mais adequado para o ensino. Os abafadores contribuem para minimizar o incômodo causado pela hipersensibilidade auditiva, característica comum em pessoas autistas.

Ambientes com muitos ruídos causam incômodos e desconforto para crianças com autismo e hipersensibilidade auditiva, e prejudicam o processo de aprendizagem. Medidas com essa lançam mão de um olhar mais humano e empático sobre a situação, e promovem a inclusão”, consta no Pl como justificativa.