6ª edição do curso de Libras pela Escola do Legislativo iniciou quinta-feira

           A aula inaugural da 6ª edição do curso de Língua Brasileira dos Sinais (LIBRAS) aconteceu no dia 12 de junho de 2025. Com aproximadamente 30 inscritos, o curso tem como objetivo oferecer aos servidores públicos e também à comunidade em geral, conhecimentos básicos de Libras, possibilitando uma comunicação mais acessível e humanizada no atendimento ao público.

        Com carga horária de 60 horas/aula e voltado para iniciantes, o curso é resultado de uma parceria entre a Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó e a Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Educação.

      Estiveram presentes na primeira aula o presidente do Legislativo, vereador Juca Gonçalves; a secretária de Educação, Dirce Soares, representando o prefeito Carlos Delgado; a vereadora Lilian Cuty, autora do requerimento que solicitou o retorno do curso; e Leonardo Tonieto, intérprete que representou a comunidade surda.

          As aulas serão ministradas pelo professor e intérprete Vinícius Abreu, que iniciou sua trajetória como instrutor já na primeira edição do curso, realizada em 2017, por iniciativa da ONG Caminho Azul.

            Durante a aula inaugural, foram destacadas a importância da língua de sinais no serviço público e a necessidade de quebrar barreiras de comunicação. A proposta do curso é oferecer uma formação introdutória, com foco em situações práticas do cotidiano, especialmente no acolhimento e encaminhamento de demandas da comunidade surda.