5 anos de Escola do Legislativo são registrados

Em 19 de junho de 2022, a Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó completou cinco anos. As atividades desenvolvidas ao longo da trajetória foram relatadas, na tribuna livre, pelo diretor, Ricardo Simas, por proposição da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Paulo Kleinubing, na reunião do dia 21 de junho de 2022.

As ações são realizadas tendo em vista capacitação interna; formação de cidadania; e desenvolvimento institucional, cultural, integração e pesquisa; fomentando uma melhor compreensão das funções do Poder Legislativo e potencializando o debate político de temas de interesse da comunidade. “A Escola de Uruguaiana figura nos cenários estadual e federal da educação legislativa, tanto no pioneirismo da implantação quanto nas atividades realizadas”, registra Simas.

O presidente da Escola, vereador Marcelo Lemos, em uso da palavra registrou que a instituição é modelo no país, sendo utilizada como exemplo para outros municípios. “É motivo de orgulho para Câmara e Uruguaiana, com trabalho de excepcional utilidade, levando conhecimento e compreensão da coisa pública para diversos segmentos e faixas etárias”, afimou Marcelo.

Na ocasião foi anunciada a criação do site da Escola, com as informações sobre os projetos, história, equipe e contatos; e ainda destacados a oferta de treinamento técnico sobre SAPL, lei de licitações e capacitação de estagiários; o programa “Visite a Câmara”; o ciclo de Palestras Jurídicas; o Projeto Mãos que Falam (Curso de Libras); e o Seminário 30 anos da C.F..

Durante a explanação, o diretor da Escola salientou o apoio e a participação dos vereadores na execução das ações desde a fundação. Em 2022, os 11 parlamentares ministrarão palestras na casa legislativa.

Ainda foi citado o projeto Rodas de Conversas que, em sua primeira edição, trouxe o tema: Histórias Políticas de Uruguaiana; e na segunda edição traz “Histórias Políticas no Rádio”, iniciando na próxima quinta-feira, dia 23 de junho.