“Sinal Vermelho” tramita nas Comissões Técnicas

A instituição de Programa de Cooperação “Sinal Vermelho” para dispor sobre medida de combate à violência contra a mulher é analisada pela Câmara Municipal de Uruguaiana. A Comissão de Justiça e Redação recebeu para apreciação, no dia 16 de agosto de 2021, o projeto de lei que trata da matéria da autoria da vereadora Zulma Ancinello (Republicanos).

A iniciativa prevê o fomento a um canal silencioso de denúncia e preparo de instituições, empresas e entidades para identificar e providenciar acolhimento às mulheres vítimas de violência.

O pedido de socorro ou ajuda, poderá ser feito pela vítima por meio de símbolo, em formato de “X”, preferencialmente na cor vermelha, grafado na face interna da mão e apresentado ao responsável pela assistência. As instituições conveniadas deverão registrar o nome da vítima, endereço e telefone e comunicar a situação imediatamente às Polícias Militares e Civis ou à Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência.

“Todos os mecanismos possíveis para enfrentamento a essa violência devem ser trabalhados. Nosso objetivo é o combate efetivo, por várias frentes e de forma acessível. Farmácias e drogarias, repartições públicas, portarias de condomínios, hotéis, mercados, escolas de rede municipal e estabelecimentos comerciais poderão firmar o termo de cooperação”, afirmou Zulma.