“Setor agropecuário: oportunidades e desafios” na pauta do Legislativo

O projeto de extensão realizado pela Universidade Federal do Pampa, “Setor agropecuário - oportunidades e desafios” foi destaque na Câmara Municipal de Uruguaiana no dia 25 de abril de 2024. Utilizou o espaço da tribuna livre, por proposição do vereador Carlos Delgado (Progressistas), o professor Ricardo Oaigen.

O objetivo é demonstrar a jovens estudantes o potencial do setor agropecuário nas inúmeras cadeias produtivas em desenvolvimento. “Observamos que muitos saem da região em busca de oportunidade, entretanto há grande potencial de emprego e renda em Uruguaiana, inclusive na área de tecnologia”, afirmou Oiagen.

Os encontros acontecem duas vezes por mês, em escolas distintas da rede pública estadual de educação, com uma média de 50 estudantes por evento, sendo realizados na Unipampa e no Colégio Agrícola. O foco desses encontros é apresentar o setor agropecuário e suas oportunidades aos estudantes, com ênfase nas atividades relacionadas à agricultura, pecuária e segurança do trabalhador rural.

Também há visitas em propriedades rurais ou empresas ligadas ao setor (empresas de aviação agrícola, vendas de insumos, prestadores de serviços de inovação, etc) a fim de demonstrar a aplicação da teoria na prática, e programada excursão para Expointer.

O projeto tem apoio o Ministério Público do Trabalho, Prefeitura, 10ª Coordenadoria Estadual de Educação, Sindicato Rural e Colégio Agrícola Municipal.