“Setembro Amarelo” na pauta do Legislativo

As ações do Centro de Valorização da Vida (CVV) e da campanha “Setembro Amarelo” foram apresentadas na Câmara Municipal de Uruguaiana neste dia 16 de setembro de 2021. O representante do CVV, Jader Santos, esteve presente por proposição das bancadas Progressistas e Republicanos.

Em Uruguaiana, o Centro foi implementado em 2017 e atualmente conta com 21 voluntários. O CVV atua no país há quase 60 anos, sendo pioneiro no apoio emocional e prevenção ao suicídio. O atendimento é 24h, através do número 188, por chat ou e-mail.

Em 2020, foram registrados 3.2 milhões de contatos na rede de atendimento, 125 postos com 4.200 voluntários disponíveis para conversa e acolhimento. No último mês, o posto de Uruguaiana atendeu em média 10 mil ligações.

“Trabalhamos para poder conversar, desabafar, acolher a pessoa que nos procura com total sigilo, com total acolhimento, sem pré-julgamento, sem dar conselhos, porque a solução das coisas que a pessoa nós traz, quem tem, é ela, ela só não consegue perceber ainda pela visão conturbada que ela tem da vida naquele momento”, destacou.

Na ocasião, também foi anunciada a implantação de novo serviço em Uruguaiana. O CVV Comunidade que disponibiliza diversas ferramentas de valorização da vida à sociedade, como grupos de apoio, cursos e palestras. “Suicídio ainda é um tabu que precisa ser quebrado com responsabilidade”, afirmou Jader.