“Sessão Azul” em sala de cinema é tratada em projeto

A “Sessão Azul” em sala de cinema é pensada para pessoas com hipersensibilidade sensorial em geral.

Em projeto de lei, proposto pela vereadora Zulma Ancinello (Republicanos), fica instituída em Uruguaiana a obrigatoriedade da empresa operadora de salas de cinema a realizar ao menos uma sessão mensal com luzes acesas e volume de som reduzido.

A matéria apresentada no dia 10 de agosto de 2023 foi encaminhada para análise das comissões técnicas da Câmara Municipal. Trata-se de sessão adaptada às pessoas com Transtorno do Espectro Autista-TEA, Síndrome de Down ou outras síndromes, transtornos ou doenças com hipersensibilidade sensorial.

O PL proíbe a aplicação de qualquer sobrepreço e as pessoas, familiares e responsáveis terão acesso irrestrito à sala de exibição, podendo entrar e sair da sessão sempre que desejarem.

“Buscamos uma oportunidade para que possam desfrutar do cinema, assegurando assim a inclusão social desses consumidores que têm dificuldade de concentração e a necessidade de permanecer sentado por longo tempo torna uma sessão convencional de cinema, para essas pessoas, um desafio por vezes intransponível”, afirma Juca.