“Nossa história na tela”: cinema em celebração ao aniversário de Uruguaiana

      No dia em que celebramos 179 anos de emancipação política de Uruguaiana, 29 de maio de 2025, a Câmara Municipal e a Prefeitura, realizarão evento especial de resgate histórica, cultura e valorização da nossa identidade.

        Na quinta-feira, às 19h, no plenário da Câmara Municipal de Uruguaiana, será exibido o documentário "1843 – O Nascimento da Filha Dileta". A produção audiovisual reconstrói, com sensibilidade histórica e rigor narrativo, os caminhos que levaram à fundação de Uruguaiana, a única cidade gaúcha criada em plena Revolução Farroupilha.

        Dirigido por Pedro Duarte e produzido pela UMBU.DOC Audiovisuais, com recursos da Lei Paulo Gustavo, o filme vai além do episódio fundacional de 1843, ao abordar também o processo mais amplo de formação da região da Fronteira-Oeste do Rio Grande do Sul. A obra parte das origens mais remotas do território, destacando a presença dos primeiros povos indígenas, a influência da Estância Jesuítica de Yapeyú, a chegada dos primeiros sesmeiros portugueses e a consolidação das grandes fazendas de criação de gado, que moldaram a paisagem econômica e social da região.

        Nesse cenário de disputas territoriais e encontros culturais, o documentário revela como se estruturaram os alicerces de uma cidade que nasceria em meio à guerra e ao ideal de república, ainda na primeira metade do Século XIX. Utilizando imagens e áudios inéditos, gravações em cenários quase esquecidos pelo tempo, entrevistas com renomados pesquisadores e uma narrativa envolvente, 1843 – O Nascimento da Filha Dileta apresenta ao público uma Uruguaiana marcada pelo entrelaçamento entre tradição e utopia. É um resgate necessário da memória de um povo e de uma cidade nascida dentro dos principais acontecimentos históricos do Brasil e da América do Sul.