“Mulheres no Legislativo: participação política” foi realizado

A Câmara Municipal de Uruguaiana promoveu o evento “Mulheres no Legislativo e Participação Política” no dia 28 de abril de 2023, em alusão ao Dia Nacional da Mulher, comemorado no dia 30 de abril, conforme Lei Federal nº 6.791/80.

O evento realizado pela Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó, contou com a participação de ex-vereadoras, amigas e familiares, que prestigiaram o lançamento da “Galeria das Vereadoras”. O espaço físico na recepção da Câmara Municipal homenageia as 14 mulheres que já exerceram a vereança no município, resgatando e preservando suas histórias.

Compuseram a mesa de trabalho o presidente do Legislativo, vereador Juca (Joalcei) Gonçalves; as vereadoras Marcia Fumagalli e Zulma Ancinello, vereador Clemente Correa, e servidoras do Tribunal Regional Eleitoral-RS que ministraram palestras. A Diretora-Geral do Senado, Ilana Trombka fez a abertura do encontro, destacando a importância da participação feminina nos espaços de poder e na política.

A Chefe da Seção de Programas Institucionais, EJERS (Escola Judiciária Eleitoral Min. Paulo Brossard de Souza Pinto), Débora do Carmo Vicente, tratou do desafio dia igualdade de gênero; da necessidade de fomento a participação de mulheres nas decisões; e dos dados que demonstram um cenário de déficit de mulheres na política no Brasil.

O TRE-RS esteve representado pela Ouvidora especializada em Gênero, Raça e Diversidades, Desembargadora Eleitoral Kalin Cogo Rodrigues. Na oportunidade, trouxe informações sobre a ferramenta de escuta, acolhimento e orientação do Tribunal a todos que se sintam vítimas ou buscam denunciar casos de violência política ou assédio e discriminação pela sua identidade, gênero e/ou raça.

A programação também contou com apresentação musical em homenagem às mulheres, de Emily Roth, acompanhada de Cleber Soares.

Para acessar a "Galeria da Vereadora" CLIQUE AQUI.

Mais fotos disponíveis no Facebook: https://www.facebook.com/camarauruguaiana