“Mulheres na Praça” contou com participação e parceiros e da comunidade

        A Câmara Municipal de Uruguaiana realizou, nesta quarta-feira, dia 4 de março de 2026, a ação “Mulheres na Praça”, alusiva ao Dia Internacional da Mulher. O evento reuniu mais de vinte instituições parceiras, empreendedores e comunidade no momento proporcionado para cuidado, informação e valorização das mulheres.

       A iniciativa teve como objetivo aproximar serviços e orientações da população feminina, promovendo um espaço de acolhimento, prevenção e fortalecimento da rede de apoio às mulheres. Durante a programação, foram oferecidas atividades de saúde, orientações jurídicas e sociais, além de momentos de integração e bem-estar.

      A realização da ação contou com o importante apoio de instituições que atuam diretamente na promoção de direitos, na proteção e no atendimento às mulheres no município.

        Além de empreendedores comercializando produtos, o evento contou com entidades parceiras que tornaram o evento possível. Estiveram presentes as equipes da Rede de Enfrentamento à Violência Doméstica e Familiar de Uruguaiana (REVID), coordenada pelo juiz de Direito diretor do Foro, Dr. Nildo Inácio; a Ordem dos Advogados do Brasil, por meio da OAB Mulher, a Brigada Militar do Rio Grande do Sul, com a Patrulha Maria da Penha do 47º BPM e a Polícia Civil do Rio Grande do Sul, por meio da Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM), com a presença da delegada Caroline Bortolotti Huber.

       Também a Secretaria Municipal de Segurança e Trânsito, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), o Serviço Social do Comércio (SESC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC), a Universidade Norte do Paraná (UNOPAR/Anhanguera), a Associação Mulheres Empresárias (AME), a Associação Amigas da Feira, a Academia de Jiu-Jitsu do professor Luciano Machado, o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), a Associação de Apoio à Pessoa com Câncer (AAPECAN), a Associação Lúpicas e Fibromiálgicas Lauren Ribas, além da Assessoria Jurídica e da Ouvidoria da Câmara Municipal.

       Ao avaliar a realização do evento, o presidente da Câmara Municipal, vereador Clemente Corrêa, destacou a importância da mobilização das instituições parceiras, da participação da comunidade e do trabalho dos servidores do Legislativo na organização da ação. Segundo ele, iniciativas como essa reforçam o compromisso coletivo com a informação, a prevenção e o fortalecimento da rede de proteção às mulheres.

            “A Câmara Municipal agradece a todas as entidades parceiras e aos servidores da Casa que contribuíram para a realização do evento. Unidos, fortalecemos a rede de apoio, informação e proteção às mulheres de Uruguaiana, contribuindo para a construção de uma sociedade mais justa e acolhedora”, afirmou.

              AS FOTOS ESTÃO DISPONÍVEIS NO FACEBOOK DA CÂMARA: 

https://www.facebook.com/share/p/1845umhTkk/

https://www.facebook.com/share/p/18DYGbnkVB/