“Mensageiros da Paz” recebem homenagens

Sessão solene foi realizada na Câmara Municipal de Uruguaiana no dia 27 de fevereiro de 2020 para homenagear os “Mensageiros da Paz” que destacam-se na manutenção e divulgação da paz. O evento integrante da programação da 24ª Semana da Paz contou com autoridades civis, militares, eclesiástica e do Movimento Tradicionalista Gaúcho.

Pela Casa Legislativa foi entregue o diploma “Mensageiro da Paz” a Irmã Alzira Cella, por designação da vereadora Neraí Kaufmann. “Religiosa de trabalho abnegado em prol dos pacientes da Santa Casa e voltada a ajudar o próximo, transmite a paz em todos os lugares por onde passa”, salientou a proponente.

Também recebeu a honraria Adão Valdecir Oliveira Lopes, por sugestão da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Irani Fernandes. “De família tradicional e rural, Adãozinho ajudou na fundação do Piquete Dino Lopes e segue cultivando o tradicionalismo e levando a cultura de paz, através de ações de cavalgadas”, afirmou Irani.

Por indicação da Comissão Organizadora da 24ª Semana da Paz, a Medalha de Ouro e Diploma Mensageiro da Paz foram recebidos por Silvio Ricardo Carvalho Soarez. A homenagem póstuma foi prestada a Odete Alberto Jardim, representada no ato pelo viúvo, Irton Gomes Jardim.

Em nome da Comissão Organizadora o discurso aos homenageados foi proferido por Luiz Machado Stábile. “A paz é proximidade dos homens, é o sentimento que faz com que cada ser humano fique mais próximo do seu semelhante. Nossos homenageados são figuras que cultivam esse sentimento. Silvio, desde a infância no movimento tradicionalista, artista, produtor e de grande história na tradição. Odete era mãe, amiga e guerreira, travava batalhas silenciosas. Carregava na sua essência a luz da vida”, retratou Stábile.

Conduziu os trabalhos o presidente de Legislativo, vereador Irani Fernandes, vereadores Suzana Alves, Carmelo Madeira, Nerai Kaufmann, Vilson Brites e Zulma Ancinello. Compuseram a Mesa de Trabalho também a presidente da Semana da Paz 2020, Sônia Severo Trivisiol; representando o Poder Executivo, Secretário Municipal de Educação, Emerson Ortiz; Comandante da 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, General, Ricardo José Nigri. Bispo da Diocese de Uruguaiana, Dom José Mário Scalon Angonese, prenda da Semana da Paz, Juliana Copello Pizarro e Coordenador do CTU, Jeferson Oliveira.