“Lei de Lucas” sobre treinamento em primeiros socorros é aprovada

A instituição do Programa de Treinamento em Primeiros Socorros aos profissionais de instituições escolares no município foi aprovado na Câmara Municipal de Uruguaiana no dia 28 de setembro de 2023.

O Projeto de Lei do vereador Marcelo Lemos (PDT) dispõe sobre instituições da rede pública municipal, particulares, associações ou do terceiro setor que se destinam ao atendimento de crianças e adolescentes com a finalidade de prevenção de acidentes e atendimentos de primeiros socorros.

A “Lei de Lucas” foi implementada em mais de 50 cidades do Brasil, a partir de iniciativa da mãe e advogada Alessandra Begalli Zamora que perdeu o filho durante um passeio escolar, ao se alimentar do lanche servido pelo local do passeio, se engasgou com um pedaço de salsicha e não recebendo os primeiros socorros de forma rápida e adequada acabou vindo a óbito, em decorrência de asfixia mecânica.

As instituições capacitadas receberão o “Selo Lucas Begalli Zamora de Souza” expedido pela administração Pública Municipal e poderá ser afixado em local visível, bem como as instituições poderão utilizar-se do mesmo para divulgações.

“O objetivo é permitir que situações de primeiros socorros ou acidentes simples sejam solucionados ou amenizados por quem esteja por perto, até que um profissional da área da saúde consiga chegar ao local da ocorrência, evitando, dessa forma, que relatos como de Alessandra venha fazer parte das estatísticas”, justifica Marcelo.

O PL trata do treinamento a ser ministrado por instituições especializadas sediadas no Município, por profissionais da própria administração pública municipal, por Policiais Militares do Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e ou pelos grupos de resgate voluntários, seguidos de certificação, sem custos para o Município e para as instituições de ensino.