“Legislativo em Debate”, em alusão aos 180 anos de Uruguaiana, inicia com reunião sobre turismo na Ponte Internacional
A Câmara Municipal de Uruguaiana dá início, em 2026, à ação institucional “Legislativo em Debate”, iniciativa que integra a programação comemorativa aos 180 anos de emancipação política do Município e tem como objetivo ampliar o diálogo entre o Poder Legislativo, instituições e a comunidade sobre temas estratégicos para o desenvolvimento da cidade.
Ao longo do ano, serão realizadas Reuniões Ordinárias com pautas temáticas, voltadas a áreas como turismo, segurança, comércio, educação, cultura, transporte internacional, entre outras. A proposta é que cada encontro produza subsídios técnicos, diagnósticos e perspectivas que contribuam para o planejamento de ações futuras em benefício de Uruguaiana.
De acordo com o presidente da Câmara Municipal, vereador Clemente Corrêa, a iniciativa busca transformar o ano comemorativo em um espaço efetivo de construção coletiva. “A proposta é que, ao final de 2026, possamos apresentar um relatório com dados, estatísticas, problemas identificados, soluções propostas e encaminhamentos possíveis, formando um diagnóstico do município e apontando caminhos para o futuro”, destaca.
Primeira edição: Turismo em pauta
A primeira edição do Legislativo em Debate terá como tema o Turismo, área considerada estratégica para o desenvolvimento econômico e cultural da fronteira. A reunião contará com exposições institucionais e espaço para reflexão sobre os desafios, potencialidades e oportunidades do setor no município.
Na terça-feira, iniciando as atividades regulares desse ano, será dia 3 de fevereiro de 2026, às 9h30min, na Ponte Internacional.
A comunidade está convidada a participar e acompanhar o debate do Legislativo sobre o turismo em Uruguaiana, fortalecendo a participação cidadã e contribuindo para a construção de políticas públicas mais eficientes e alinhadas à realidade local.