“Janeiro Branco” poderá ser oficializado em Uruguaiana

A campanha “Janeiro Branco” de estímulo aos cuidados e à conscientização da saúde mental e emocional é tratada em projeto de lei.

Em análise a partir do dia 6 de fevereiro de 2023, na Comissão de Constituição, Justiça e Redação, a matéria de autoria do vereador Marcelo Lemos (PDT) busca incluir a ação no calendário oficial de eventos de Uruguaiana.

O objetivo da campanha é investir em qualidade de vida das pessoas; e combater o crescimento de casos de transtornos de ansiedade, depressivos, suicídio e uso de álcool e outras drogas. O projeto dispõe sobre atividades a serem realizadas mediante organização e participação voluntária de profissionais da saúde, comunicadores e de outros interessados.

Apresenta como ações a promoção de eventos de conscientização e prevenção ao adoecimento psíquico, para que o indivíduo possa identificar possíveis sofrimentos emocionais e/ou psíquicos e buscar o devido tratamento; também traz a importância da reflexão sobre a saúde mental e a saúde emocional de cada cidadão, sobre sua qualidade de vida e sobre a qualidade emocional das suas relações.

“O assunto ainda é pouco discutido pela sociedade, e por este projeto de lei, pretendemos difundir e conscientizar toda a população sobre a importância do tema. Por exemplo, a depressão, que muitos consideram uma besteira ou frescura, é o grande mal de nossa época e, num futuro próximo, espera-se que ela se torne a segunda maior causa de afastamentos do trabalho, perdendo apenas para as doenças cardíacas”, considera Marcelo Lemos também referindo-se aos índices de suicídio, ansiedade, dependência química, e doenças psíquicas.

Por que Janeiro?

Conforme o proponente, o mês de janeiro foi escolhido porque, a cada início ano, as pessoas estão voltadas a pensar sobre as suas vidas em diversos aspectos, principalmente sobre traçar planejamentos e mudanças, visando a uma melhor qualidade de vida. Dessa forma, o que se busca é difundir a ideia de que é possível traçar novos ciclos, buscando a harmonia das relações humanas, sobretudo no que diz respeito aos cuidados com a saúde mental e emocional, psicoeducando a população sobre a importância de se falar sobre suas emoções.