“Inova Uruguaiana” deve tornar-se política municipal

A Câmara Municipal de Uruguaiana analisará projeto de lei que dispõe sobre a Política Municipal de Incentivo a Inovação, a Ciência, a Tecnologia e o Conhecimento, institui o Conselho Municipal de Inovação e cria o Prêmio “Inova Uruguaiana”.

A proposta do Poder Executivo objetiva aperfeiçoar o ambiente regulatório para inovação no município, estabelecendo medidas de incentivo às atividades e visando promover o conhecimento, o desenvolvimento econômico, o desenvolvimento social e a melhoria dos serviços públicos municipais.

No dia 12 de dezembro de 2023, a matéria foi encaminhada para análise das Comissões Técnicas. O Projeto viabiliza o prêmio “Inovação Uruguaiana” em reconhecimento a pessoas, a instituições e a empresas que se destacarem na promoção do conhecimento e na prática da inovação e na geração de processos, bens e serviços inovadores no município.

Também a criação do Sistema Municipal de Inovação (SMI); o Programa de Incentivo a Ciência, Tecnologia e Inovação (PICTI); e o Conselho Municipal de Inovação (CMI); o programa de Sanbox regulatório; o plano de inovação do executivo municipal e o estímulo à inovação na gestão pública municipal.

De acordo com o Poder Executivo, foram ouvidos atores dos diversos setores envolvidos, oportunidade em que se colheram opiniões e sugestões, para elaboração da proposta. Como estratégia de trabalho, foram estudadas as legislações relacionadas ao tema.