“Educar para a Cidadania” é apresentado na tribuna

Projeto desenvolvido na EMEB José Francisco Pereira da Silva desenvolve ações onde os estudantes possam vivenciar e interagir com a política do poder público. Por proposição do vereador José Carlos Zaccaro (Progressistas), professores e estudantes do 9º ano utilizaram a tribuna livre na reunião do dia 28 de junho de 2022.

As etapas do projeto foram dívidas em visita ao entorno da escola, levantamento de problemas, proposição de soluções, produção de “Carta Aberta” e participação na Câmara Municipal. As estudantes apresentaram como demandas principais os acessos pelas ruas Eustáquio Ormazabal e Iris Valls, fácil acesso a uma vala e falta de calçadas para segurança dos pedestres.

Na oportunidade, foram solicitadas providências aos vereadores, considerando os sérios riscos aos alunos. “Os problemas afetam diretamente nossas vidas. Somos 634 estudantes que na maioria vão e voltam a pé para escola. Estudar é um direito e um dever, que está deixando de ser prazeroso por ser perigoso”, registra a Carta.

Os vereadores elogiaram a iniciativa e a importância para formação cidadã dos jovens, colocando-se a disposição para acompanhamento das demandas junto ao Poder Executivo.

O secretário de Infraestrutura Urbana e Rural, Joalcei (Juca) Gonçalves esteve presente e registrou o encaminhamento de obras na rua Iris Valls, Segundo a autoridade, dois processos licitatórios não tiveram empresas interessadas, assim a segunda alternativa foi definida com a aquisição de aduelas, com previsão de entrega do material dia 2 de julho e execução pela Secretaria. Também será limitada a via para trânsito pesado.

Após a obra, o planejamento inclui implantação de faixa elevada e as obras da rua Eustáquio Ormazabal, com fechamento da vala e criação de passeio público no espaço.