“Doar para construir” é aprovado na Câmara

A criação de depósito de sobras de materiais de construção para doação às pessoas de baixa renda e entidades da sociedade civil, sem fins lucrativos, foi aprovada pela Câmara Municipal de Uruguaiana dia 18 de abril de 2024.

De autoria do vereador Marcelo Lemos, o Projeto de Lei institui o programa “Doar para Construir”.
      A proposição estabelece um sistema único de cadastro que permita o encaminhamento de sobras de materiais de construção originários de sobras de construção civil, de edificações e reformas, para doação e reaproveitamento, por famílias em situação de vulnerabilidade e entidades beneficentes; podendo ser utilizados para pequenos reparos ou construção de moradias.
      O Poder Executivo poderá destinar local para uma Central de Distribuição, visando ao recolhimento e armazenamento das doações, situado, preferencialmente, em local de fácil acesso. Também realizará o cadastro de oferta e procura de materiais, a seleção de famílias contempladas e a disponibilização dos meios necessários para doação e recebimento dos materiais pelos beneficiários.
       “Viabilizar esse projeto fará a diferença na vida das pessoas e no cuidado com o meio ambiente. Além de evitar o desperdício de materiais de construção e até descarte inadequado, promoveremos a solidariedade e a inclusão social, beneficiando as pessoas em vulnerabilidade”, registra Marcelo.