“Desafio Jovem Inovador” será instituído em Uruguaiana
A proposta de autoria do vereador Celso Duarte (Progressistas) tem o objetivo de fomentar o protagonismo juvenil, a educação prática e a inovação cidadã por meio de um concurso anual de soluções criativas para desafios reais do município.
Trata-se da realização anual de concurso voltado à participação de estudantes regularmente matriculados no ensino médio das redes pública e privada de Uruguaiana. O concurso premiará projetos desenvolvidos que proponham soluções inovadoras para problemas concretos do município.
Os projetos devem ser nas áreas de gestão de resíduos e meio ambiente; mobilidade urbana e acessibilidade; educação e tecnologia; saúde e bem-estar; inclusão social e cidadania; sustentabilidade e energia renovável; e segurança pública e urbanismo.
A seleção deverá ser feita por Comissão Avaliadora que considerará criatividade e inovação; viabilidade técnica e econômica; impacto social e ambiental; clareza na apresentação da proposta; e participação efetiva dos estudantes no desenvolvimento da ideia.
O município poderá conceder premiações aos projetos vencedores, como bolsas de estudo ou apoio financeiro; certificados e troféus; mentoria ou incubação de projetos; e participação em feiras ou eventos de inovação.
A implementação deste Programa poderá contar com parcerias com universidades, empresas locais, startups, entidades do terceiro setor e órgãos públicos.
“Vivemos em um contexto em que a educação precisa estar cada vez mais conectada com a realidade e com a formação cidadã. Com a criação deste programa, o Município de Uruguaiana dá um passo importante em direção à construção de uma cidade mais inteligente, participativa e comprometida com o futuro das novas gerações”, frisou Celso Duarte.