“Adote uma lixeira” fica instituído em Uruguaiana

O programa "Adote uma Lixeira" foi analisado pela Câmara Municipal de Uruguaiana através de projeto de lei aprovado no dia 30 de novembro de 2023.

A proposta da vereadora Marcia Fumagalli (PSB) viabiliza estabelecer parcerias em financiar a instalação e manutenção de lixeiras nos logradouros públicos, e áreas públicas de lazer com direito à publicidade.

A matéria trata da instalação das lixeiras em fronte ao estabelecimento do interessado ou em qualquer outro lugar de sua escolha, sendo de domínio público. O objetivo é preservar a limpeza; garantir bom estado de conservação das áreas; incentivar a reciclagem; e reduzir as despesas do município com a instalação e manutenção das lixeiras públicas.

Poderão ser afixadas nas lixeiras adesivos contendo o nome, logomarca da instituição ou da empresa privada e a inscrição "Adotamos uma Lixeira".

“É uma possibilidade de promover a cooperação entre o público e o privado na busca e preservação do meio ambiente de forma responsável e sustentável. Proporcionará a divulgação de empresas ambientalmente conscientes e facilitará ao poder público a manutenção dos espaços”, afirma Marcia.