“Abril Indígena” é tratado na Câmara

No espaço da tribuna livre do dia 26 de abril de 2022, foram destaques o significado do “Abril Indígena” e a contribuição étnica e cultural dos povos indígenas para formação de Uruguaiana. Por proposição dos vereadores Marcelo Lemos e Marcia Fumagalli, o historiador e pesquisador, Dagoberto Alvim, fez o registro na Câmara Municipal.

A trajetória e características das etnias Charrua e Guarani, predominantes na formação de Uruguaiana, foram detalhadas. Atualmente, os descendentes da etnia Charrua totalizam 45 pessoas, em oito famílias, estando duas em situação de vulnerabilidade. A etnia Guarani tem a maioria de descendentes no município, mas sem estatística definida.

Muitos nem sabem que são descendentes. Uma minoria se preocupa e uma grande maioria ignora. A marginalização dos indígenas é um problema na América Latina, não só aqui”, afirma Dagoberto.

O vereador Marcelo salienta que a iniciativa dá visibilidade aos povos indígenas e valoriza a contribuição destes povos na identidade cultural do município.