200 anos de Independência são registrados

A Câmara Municipal de Uruguaiana realizou sessão solene alusiva à Semana da Pátria que neste ano celebra o bicentenário da Independência do Brasil. Na noite do dia 1º de setembro de 2022, seis cidadãos receberam homenagem pelos relevantes serviços prestados à comunidade.

O Diploma de Honra ao Mérito foi recebido pela comissária da Polícia Civil Carol Ane Guimarães Gallas, por proposição da vereadora Zulma Ancinello.

O delegado da Polícia Federal, Fabrício Chedid Padilha, foi homenageado por indicação do vereador Clemente Correa.

Profissional atuante na área da infância e juventude, Liliane Cristina Lopes Acunha Vasconcellos, recebeu a láurea por sugestão do vereador Marcelo Lemos.

O professor de educação física Nerli Benites Dornelles, recebeu o Diploma por designação do vereador Carlos Delgado.

Ao Delegado da Polícia Civil, Valeriano Garcia Neto, no ato representado por Nelson Vaz Garcia, será entregue a reverência por designação do vereador Egídio Carvalho.

A Grande Condecoração Municipal, Medalha de Ouro, foi recebida pelo advogado Frank André de Melo Finoqueto, através iniciativa do vereador Celso Duarte.

Em alusão à Semana da Pátria, o vereador Marcelo Lemos fez o discurso em reverência à data, contextualizando o processo de separação entre Brasil e Portugal; e as personalidades históricas que compuseram o cenário da Independência, destacando o papel da imperatriz Maria Leopoldina, a primeira mulher governante o Brasil, como regente. “O pomo está maduro, colhe-o já, senão apodrece. Declare a Independência do Brasil”, com essa frase de Leopoldina em Carta a Dom Pedro, se proclamou a República às margens do Ipiranga, após reunião da imperatriz com diversas lideranças, inclusive José Bonifácio.