100 anos de Delegacia Fluvial em Uruguaiana

A Câmara Municipal esteve representada pelo presidente, vereador Irani Fernandes (PP), na comemoração dos 100 anos da Delegacia da Marinha do Brasil em Uruguaiana. Nesta terça-feira, dia 20 de fevereiro, a cerimônia de celebração contou com a presença de autoridades civis, diplomáticas e militares.

O evento foi coordenado pelo comandante da Marinha do Brasil em Uruguaiana, capitão de corveta, Glauber Rodrigues de Araújo. O presidente Irani, fuzileiro naval da reserva, destaca a importância o órgão para a defesa da ordem e o orgulho ter integrado como oficial a gloriosa Marinha do Brasil.

A Delegacia Fluvial de Uruguaiana é responsável por garantir a segurança da navegação na área que abrange o Rio Uruguai, no trecho compreendido entre os municípios gaúchos de Barra do Guarita e Barra do Quaraí, e os rios limítrofes com o Uruguai até o limite da cidade de Santana do Livramento, totalizando os já cima citados 79 municípios. É reconhecida como uma Delegacia de excelência e uma das mais eficientes do Sistema de Segurança do Tráfego Aquaviário, servindo de referencial de gestão, qualificação profissional e de fiscalização, por possuir pessoal adestrado e meios modernos e adequados ao cumprimento de sua importante missão.

"Emoldurada pela história nacional na busca da defesa e do controle de importante região fronteiriça do nosso País, ao completarmos 100 anos, sentimos renovado o compromisso dos primeiros marinheiros e Fuzileiros que aqui se estabeleceram e que nos permitem hoje ter a certeza de que o caminho percorrido desde o momento de sua criação até os dias atuais marcam de forma evidente a acertada decisão de estabelecer aqui, no Município de Uruguaiana, esta Delegacia", afirmou em discurso o Delegado, capitão de Corveta, Glauber Rodrigues de Araújo.