Notícias
Garantia de direitos de crianças com deficiência será tema de audiência pública
Mais brinquedos adaptados nas praças são cobrados pelo Parlamento
Comissão promove esclarecimentos sobre fechamento de IES
Os encaminhamentos providenciados pela Unopar Universidade desde a primeira solicitação da Comissão na última semana foram apresentados, como regularização das colações de grau e o esclarecimento de dúvidas sobre a grade curricular. Os representantes da Anhanguera explanaram sobre a razão administrativa do fechamento da instituição nos municípios do interior do Estado, também garantiram o mínimo de prejuízo aos alunos matriculados e continuidade das atividades sem alteração no término previsto no calendário acadêmico.
Entre as disposições esclarecidas esteve as medidas adotadas sobre material didático, unificação da matriz curricular, transferência de bolsas de ensino e pagamento das mensalidades.

Acadêmicos utilizaram a palavra
Carga horária de instrutores do Colégio Agrícola é alterada
O projeto de Lei permite a preservação do erário, considerando que novas contratações tornariam o município sujeito a elevação salarial que é devida ao efetuar novos contratos e levando em conta o piso profissional de cada categoria.
O processo seletivo realizado para a contratação de instrutores vinculados à Secretaria Municipal de Agricultura (engenheiro agrônomo, médico veterinário e profissional de tecnologia da informação) teve validade por dois anos, estando em vigor até janeiro de 2017. Servidores da instituição de ensino acompanharam a tramitação em regime de urgência urgentíssima na Casa e a votação da matéria.
Ciclista utiliza espaço da tribuna
CPI sobre pagamento privilegiado de empresas altera composição
Câmara busca regulamentação de Lei sobre patrimônio histórico e cultural
Impossibilidade de novas nomeações é esclarecida através da Comissão
Na ocasião, representantes dos candidatos explanaram sobre as expectativas criadas em razão da abertura dos processos seletivos em 2013 e 2015 que previam a existência das vagas. O secretário de Administração informou que o município ultrapassou o limite prudencial, definido pela Lei de Responsabilidade Fiscais, de despesas com pessoal devido ao pagamento do piso salarial do magistério. Dessa forma, está impedido de realizar o provimento ou criação de vagas exceto em caso de substituição do servidor em caso de aposentadoria ou morte.
Os presentes também questionaram o preenchimento das vagas no município indicando que o quadro está completo com profissionais contratados em desconformidade com a legislação. O secretário de Governo expôs que os casos devem ser apontados para haver verificação sobre possíveis irregularidades.
O presidente da Comissão, vereador Marcelo, lamentou a ausência do Secretário de Educação responsável pela previsão de demanda da pasta. Nova reunião está prevista para apresentação do posicionamento da autoridade sobre o tema.
Comissão tratará de nomeações do magistério e de situação dos acadêmicos da Anhanguera hoje
Legislativo participa de 1º Encontro Binacional de Fronteira
No encontro foram esclarecidos os dispositivos da legislação Federal que trata do acordo entre os países de localidades fronteiriças vinculadas. Em vigor desde janeiro, o Decreto Brasileiro 8.636, discutido no evento define a utilização da Carteira de Trânsito Vicinal Fronteiriço e o acordo sobre tráfego de mercadorias. Conforme apresentado, o Brasil está em fase de cadastramento para emissão das Carteiras aos argentinos.
De acordo com a vereadora Jussara, o Encontro possibilitou a delimitação de pontos da legislação que precisam ser definidos em conjunto pelos fronteiriços como atendimento na saúde, na área trabalhista, na educação e no comércio. “Podemos dizer que outros municípios poderão valer-se da nossa experiência para implementação do acordo e carteiras”, finalizou.
Mulheres uruguaianenses são reconhecidas por Conselho Deliberante de Libres
Sessão Especial marca passagem de 95 anos do Banco do Brasil no município
O Banco do Brasil em Uruguaiana tem mais de 50 mil clientes, 56 colaboradores entre funcionários, estagiários, adolescente trabalhador e serviços de suporte, é o maior banco em volume de negócios no município com empréstimos de R$ 45 milhões e a única instituição financeira a disponibilizar uma linha de crédito para pessoas com deficiência. “Estamos comemorando a existência dessa instituição que participa de forma legítima do desenvolvimento de Uruguaiana e reconhecendo o trabalho de todos os servidores que fazem parte dessa história”, destacou o vereador Irani Fernandes em nome do Parlamento.
Na ocasião foram realizadas pelo Banco do Brasil através do gerente, Reovaldo Antônio Terlan, duas homenagens a pessoas representantes dos funcionários e clientes. Recebeu troféu em reconhecimento à parceria com a instituição desde a década de 50, Maria Sarah Barbará Gonzalez, representada pelo filho Francisco Miguel Barbará Gonzalez. Funcionário durante 28 anos no Banco, José Sérgio Pouey de Oliveira também recebeu honraria.

Ver. Irani, Gerente Terlan e Francisco Gonzalez

José Sérgio Pouey de Oliveira, Ver. Adalberto e Terlan

Colaboradores e autoridades prestigiaram as homenagens
Assembleia esclarece providências sobre mormo
De acordo com o informado, o Deputado, juntamente ao Secretário Estadual de Agricultura, Pecuária e Irrigação, Ernani Polo, estão articulando com o Ministério da Agricultura, para que a validade do exame seja ampliada para seis meses. Existe a possibilidade de que esse pleito seja atendido, porém o retorno somente será dado após e realização da Olimpíadas do Rio de Janeiro., conformo o documento.
A indicação do vereador Risso demonstrou a preocupação da Câmara Municipal em relação ao acompanhamento do Poder Público sobre o assunto, necessidade de medidas de prevenção e tratamento da doença.
Legislativo entrega assinaturas contra corrupção
A proposta do MPF é apresentar projeto de lei de iniciativa popular que estabelece dez medidas para aprimorar a prevenção e o combate à corrupção e à impunidade. A quantidade de 1,5 milhões de assinaturas necessária foi atingida, entretanto a continuidade da força popular é preponderante para a deliberação do projeto no Congresso, conforme o procurador.
“Este empenho do Poder Legislativo uruguaianense é uma ação cidadã, sem atribuição partidária, mas em demonstração ao nosso posicionamento contrário à corrupção”, afirmou a vereadora. As informações estão disponíveis no site www.combateacorrupcao.mpf.mp.br/10-medidas, assim como o formulário padrão para adesão.
As dez propostas são de penas mais severas, devolução do dinheiro desviado e sistema de justiça mais eficientes. Elas projetam transparência e proteção à fonte de informação; criminalização de enriquecimento ilícito de agentes públicos; aumento das penas e crime hediondo para corrupção de altos valores; eficiência dos recursos no processo penal; celeridade nas ações de improbidade administrativa; reforma do sistema de prescrição penal; ajustes nas nulidades penais; responsabilização dos partidos políticos e criminalização do caixa 2; prisão preventiva para assegura a devolução do dinheiro desviado e recuperação do lucro derivado do crime.
TFD segue com problemas no atendimento dos uruguaianenses
Conforme manifestação realizada na reunião do Conselho, houve irregularidades na prestação de contas de alguns pacientes, situação apontada pelo Tribunal de Contas do Estado e que gerou impedimentos para a continuidade do repasse de verbas para o TFD dos uruguaianenses. A demanda demonstrada pelo vereador Irani foi encaminhada para acompanhamento e providências da Comissão de Serviços Municipais e Saúde.