Unipampa anuncia solução para falta de professores

A reitora da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), Maria Beatriz Luci, informou, na noite da última terça-feira, durante a 12ª reunião itinerante da Câmara Municipal, ocorrida na Escola Estadual Elisa Valls, que os alunos das turmas mais adiantadas do curso de enfermagem do Campus da Saúde não correm o risco de perder o semestre letivo por falta de professores. A reitora admitiu a existência do problema, porém, tranquilizou a comunidade acadêmica e os vereadores, anunciando que na próxima semana dois professores substitutos serão contratados para ministrar as aulas e recuperá-las até final de julho.

A reitora participou da reunião à convite da Câmara Municipal, que acatou uma proposição do vereador Rogério de Moraes (PSDB). Na reunião, Luci também anunciou que a universidade finalizou nesta semana as inscrições para o processo seletivo para preenchimento de 80 novas vagas para professores efetivos e que terão dedicação exclusiva à instituição. Desses, 11 professores atuarão no Campus da Saúde de Uruguaiana já no próximo semestre. O processo seletivo deverá ser concluído antes do dia 2 de julho com a homologação dos professores aprovados.

Luci enfatizou que o Campus da Saúde projeta, para 2009, abrir dois novos cursos de graduação, além de cursos de especialização e de mestrado, ampliando a oferta do ensino superior na região. Ela descartou a possibilidade de que os cursos de Medicina e de Psicologia sejam ofertados pela instituição. “A partir de agora, começamos uma nova fase de planejamento. Vamos usar informações do censo educacional, conhecer as necessidades da região e, de acordo com o corpo docente atual, vamos lançar dois novos cursos em Uruguaiana e um em Itaqui”, disse. Para a reitora, os cursos serão importantes para o desenvolvimento econômico e social da região.

21 de maio de 2008