Unipampa anuncia projetos para campus de Uruguaiana

O vice-reitor da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), professor Norberto Hoppen, anunciou quatro projetos que a instituição prepara para implantar no campus do município a partir deste ano. Entre os projetos está o estudo de viabilidade para implantação da faculdade de Medicina, em Uruguaiana, a partir do ano de 2010. O anuncio foi feito durante a sexta reunião ordinária itinerante da Câmara Municipal, ocorrida no ginásio poliesportivo do campus universitário da PUCRS, em Uruguaiana, na noite de terça-feira passada.
Segundo o vice-reitor, a Unipampa e o Ministério da Educação já iniciaram os estudos de ampliação dos cursos oferecidos no campus da saúde de Uruguaiana. Atualmente, a Unipampa oferece os cursos de enfermagem, fisioterapia e farmácia, com 400 alunos matriculados. “Queremos implantar novos cursos de graduação e pós-graduação a partir de 2010 e a faculdade de Medicina será um destes novos cursos”, disse.
O vice-reitor Hoppen também anunciou outros três programas que a Unipampa desenvolverá no município a partir de maio próximo. A instituição criará bolsas de assistência estudantil para beneficiar alunos carentes e formalizará um convênio com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul para promover a capacitação da gestão em saúde pública nos municípios de Uruguaiana, Santana do Livramento e São Borja. O terceiro projeto será a inclusão do campus de Uruguaiana em uma rede internacional de pesquisa, integrada com a Argentina, por meio de cabo de fibra ótica.
A participação do vice-reitor Hoppen durante a reunião itinerante da Câmara Municipal foi solicitada pela vereadora Maria do Carmo Machado Victorino (PT). Na reunião, o vice-reitor acompanhou a aprovação de um indicação proposta pelo vereador Rogério de Moraes (PSDB), que pede a realização de estudos que transformem a Santa Casa de Caridade de Uruguaiana em um hospital universitário.

9 de abril de 2008