Tradições do Povo de Terreiro são declaradas patrimônio cultural de Uruguaiana

A Câmara Municipal aprovou projeto de lei que declara Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Município a cultura, a arte, a religião e a tradição do Povo de Terreiro e as comunidades tradicionais de matriz africana.

A matéria de autoria do vereador Clemente Correa (Podemos) foi votada dia 2 de maio de 2024.

Conforme apresentado, a Constituição da República determina a importância da preservação do patrimônio material e imaterial brasileiro, inclusive mediante registros, tombamentos e preservação, em referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira.

“Nossa proposta no âmbito municipal é reconhecer à diversidade e à pluralidade étnico-racial, inclusive como instrumento de combate ao preconceito, à discriminação e à intolerância religiosa em nossa sociedade”, afirmou Clemente sobre a importância do projeto para a garantia de manifestações culturais de povos de matriz africana.