Trabalhador rural relata caso de racismo à Comissão de Direitos Humanos

O trabalhador rural J.M. relatou, na manhã desta segunda-feira, aos vereadores da Comissão de Direitos Humanos, da Câmara Municipal de Uruguaiana, ter sido vítima de injúria racial, ameaça e perseguição no município de Vacaria, onde trabalhou na colheita da maça. J.M. contou ter sofrido discriminações e perseguições por ser negro e que precisou fugir a pé do local onde trabalhava para não correr o risco de ser agredido por colegas de profissão. O caso foi relatado aos vereadores Rogério de Moraes (PSDB), Alfonsina Guedes de Moura (PMDB), Josefina Soares (PSDB) e Luis Gilberto de Almeida Risso (PMDB). A Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal de Uruguaiana vai solicitar o acompanhamento psicológico da Secretaria de Saúde para o trabalhador e remeter o caso para a Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Estado. Na semana passada, dois colhedores de maças da fronteira oeste morreram carbonizados, em Vacaria, por não terem conseguido sair de um alojamento que foi criminosamente incendiado por um grupo.

5 de maio de 2008