Sala para pessoas neuroatípicas no IGP é requerida
O requerimento de autoria da Mesa Diretora, presidida pelo vereador Juca Gonçalves, apresentado dia 8 de abril de 2025, será encaminhado ao Governo do Estado para a viabilidade através da Secretaria Estadual de Segurança Pública.
A primeira sala de atendimento especial a pessoas neuroatípicas durante o processo de emissão da carteira de identidade foi inaugurada no último dia 2, em Porto Alegre. O objetivo é oferecer um espaço acolhedor para pessoas neuroatípicas e seus familiares através de um atendimento capacitado e ambiente adaptado. O resultado é uma experiência mais tranquila, também para os pais, para emitir a carteira de identidade e ter o direito ao acesso dos serviços essenciais.
Conforme noticiado, o diretor-geral adjunto do Instituto-Geral de Perícias, Marco Antônio Aurélio Cúrcio, afirmou que o objetivo também é expandir este projeto para os demais postos de identificação.
Pessoas neuroatípicas são aquelas que possuem o desenvolvimento cognitivo ou neurológico diferentes do padrão de desenvolvimento. São exemplos pessoas com transtorno do espectro autista, síndrome de down, transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, transtorno de Tourette, transtorno de ansiedade social, entre outras. Para este público, ambientes convencionais podem representar desafios e muitas vezes uma certa resistência. O excesso de ruídos e a movimentação podem gerar desconforto e estresse, principalmente para as crianças e adolescentes.
“Estamos manifestando o interesse de Uruguaiana em ser contemplado com o projeto que representa um grande passo no atendimento especializado e no exercício da cidadania para as pessoas neuroatípicas e suas famílias. A implementação da Sala Girassol no município não só contribuiria para a inclusão, mas também para a garantia de um atendimento mais humano e acessível a todos, reforçando o compromisso com a dignidade e os direitos de cada cidadão.”, afirmou Juca.