Programa “Doar para Construir” é tratado em projeto

A criação do depósito de sobras de materiais de construção para doação às pessoas de baixa renda e entidades da sociedade civil, sem fins lucrativos, é tema de projeto de lei em tramitação na Câmara Municipal de Uruguaiana.

A instituição de Programa Municipal “Doar para Construir” é proposta do vereador Marcelo Lemos (PDT) apresentada na reunião do dia 13 de julho de 2023.

De acordo com o projeto, a administração Pública poderá criar um sistema único de cadastro que permita o encaminhamento de sobras de materiais de construção de sobras de construção civil, procedentes de edificações, reformas, para doação e reaproveitamento, por famílias destituídas de recursos e em situação de vulnerabilidade momentânea e entidades beneficentes; podendo ser utilizados para pequenos reparos como também para construção de moradias.

Considera-se materiais como areia, azulejos, blocos de concreto, cal, cimento, ferro, grades, janelas, lajotas, material elétrico, material hidráulico, madeiras, portões, telhas, tintas, vidros, em condições de reaproveitamento.

O objetivo principal é evitar o desperdício de materiais de construção, que são descartados, além de promover a solidariedade e a inclusão social, ao disponibilizar esses materiais para pessoas que não têm condições de adquiri-los.

“Pensamos na ação para beneficiar as pessoas de baixa renda e contribui para a redução do impacto ambiental, uma vez que os materiais de construção serão reaproveitados em vez de serem descartados”, considera Marcelo.