Port Chester reconhece Uruguaiana como cidade-irmã em decisão unânime
O estreitamento dos laços teve início em fevereiro de 2024, quando Uruguaiana recebeu a visita do conselheiro Joe Carvin, membro do Conselho de Port Chester e diretor executivo da organização One World. A visita teve como objetivo promover a aproximação com o Núcleo de Ações Internacionais do Instituto Federal Farroupilha (IFFar) – Campus Uruguaiana, e com a iniciativa PPI Arquitetos do Amanhã, voltada à formação cidadã de jovens estudantes.
Durante sua passagem pelo município, Carvin também participou de uma Reunião Ordinária na Câmara Municipal e conheceu o trabalho desenvolvido pela Escola do Legislativo de Uruguaiana. O modelo da escola chamou a atenção do conselheiro, por não possuir equivalente nos Estados Unidos. Encerrando sua visita, Carvin propôs o estabelecimento da irmandade entre as duas cidades, com o objetivo de incentivar o intercâmbio cultural, a cooperação institucional e o desenvolvimento sustentável.

"A decisão marca um importante passo no fortalecimento das relações institucionais e culturais entre os dois municípios. A iniciativa abre caminho para novas parcerias nas áreas da educação, cultura, economia e turismo, consolidando-se como um marco histórico para Uruguaiana", afirma o diretor da Escola do Legislativo, Ricardo Simas.
A partir da decisão do conselho norte-americano, a próxima etapa cabe à Câmara Municipal de Uruguaiana, que deverá apresentar e votar a Resolução reconhecendo oficialmente Port Chester como cidade-irmã.