Pl propõe aumento de contratação para cozinheiros e auxiliares de cozinha

Projeto de lei que altera o número de vagas para contratações, por tempo determinado, nas funções de Cozinheiros e de Auxiliares de Cozinha começou a ser analisado na Comissão de Constituição, Justiça e Redação nesta segunda feira, dia 7 de abril de 2025.

       A matéria de autoria do Poder Executivo amplia, na Lei n.° 5.705/24, de três para nove vagas de cozinheiro e de quatro vagas para nove de auxiliar de cozinha, para atendimento à necessidade de excepcional interesse público do município, vinculados à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social SEDES.

       De acordo com o Executivo, a crescente demanda e o número de atendimentos evidenciam a insuficiência de pessoal, o que pode comprometer a qualidade dos serviços prestados.

        As contratações realizadas anteriormente atenderam à demanda da Política de Segurança Alimentar, com destaque para o Restaurante Popular, que servia cerca de 200 almoços diários a pessoas em situação de vulnerabilidade social, principalmente idosos e moradores de rua, totalizando cerca de 4.000 atendimentos mensais.

     Atualmente, a realidade mudou. Além da equipe do Restaurante Popular, a Secretaria de Desenvolvimento Social (SEDES) gerencia outros serviços de acolhimento, como a Casa Dois e a Casa Azul, que oferecem até 20 vagas para crianças e adolescentes, e o Serviço de Acolhimento de Adultos e Famílias, com capacidade para 50 pessoas. Em breve, será inaugurada a Casa de Acolhimento para Mulheres Vítimas de Violência, com 10 vagas, prevista para junho de 2025.

    As novas contratações serão realizadas, preferencialmente de pessoal selecionado e classificado no Processo Seletivo Simplificado - PSS 169, de 2024.

      A ampliação das vagas busca garantir o atendimento adequado à demanda da Secretaria.