IFFar participou da reunião na Câmara Municipal
Durante participação do Instituto Federal Farroupilha – Campus Uruguaiana, no lançamento do projeto-pilolo que será realizado em parceria com a Escola do Legislativo Dr. Homero Tarragó, as ações e as conquistas da instituição federal de ensino foram apresentadas no dia 22 de maio de 2025, na Câmara Municipal de Uruguaiana.
O diretor do campus, Jonathan Silveira, destacou que o campus de Uruguaiana começou sua trajetória em 2014, como campus avançado, e somente em 2023 conquistou o status de campus, graças à mobilização política e ao apoio da comunidade e de diversos parlamentares. A mudança ocorreu por meio da Portaria nº 411 do Ministério da Educação, o que permitiu à unidade ampliar sua estrutura física, número de servidores e oferta de cursos.
Entre as obras em andamento estão a construção de um refeitório com capacidade para 132 estudantes, uma biblioteca de 450 m² e, futuramente, um auditório. A instituição também conta com uma incubadora tecnológica, ginásio poliesportivo, quadra e refeitório provisório.
Além das melhorias na estrutura e aumento de servidores, o campus ampliou a oferta de cursos. São dois cursos técnicos (Administração e Informática), dois superiores recém-iniciados (Bacharelado em Administração e Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas), além da Licenciatura em Matemática via UAB.
O diretor também apresentou ações de ensino, pesquisa e extensão, destacando os projetos Mulheres Mil, voltado à qualificação de mulheres em situação de vulnerabilidade social, e Partiu IF, que prepara alunos do 9º ano para o ingresso na instituição.
Outro destaque foi a construção de uma pista de atletismo no campus, financiada com recursos de emendas parlamentares dos deputados federais Franciane Bayer e Afonso Motta, totalizando R$ 750 mil. A estrutura, além de atender aos estudantes, será aberta à comunidade.
Para consolidar o crescimento, o diretor solicitou o apoio da Câmara em duas frentes: a inclusão do prédio de salas de aula nas prioridades do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) e a aprovação da cessão de uma área anexa ao campus, que permitiria a futura expansão da instituição.
“Uruguaiana tem vocação para cursos ligados à agropecuária, logística, comércio exterior e serviços. Para isso, precisamos de mais espaço e estrutura. Esse crescimento é fundamental para o desenvolvimento econômico e social da nossa região”, concluiu.