Conscientização sobre uso racional de medicamentos foi assunto

O dia 5 de maio é de conscientização nacional sobre o uso racional de medicamentos. Tendo em vista a data, a Câmara Municipal de Uruguaiana, por proposição do vereador José Carlos Zaccaro (Progressistas), recebeu a coordenadora da Assistência Farmacêutica do município, Raqueli Bittencourt para explanar sobre o tema na reunião do dia 2 de maio de 2013.

Conforme a exposição, a Organização Mundial de Saúde, define que há uso racional de medicamento quando pacientes recebem medicamentos para suas condições clínicas em doses adequadas às suas necessidades individuais, por um período adequado e ao menor custo para si e para a comunidade.

Na ocasião, dados foram apresentados. Por exemplo, o Brasil está entre os dez que mais consomem medicamentos no mundo e existe uma farmácia (ou drogaria) para cada 3.300 habitantes, segundo dados do Conselho Federal de Farmácia. A Organização Mundial da Saúde (OMS) sugere uma farmácia a cada 8 mil e estima que cerca de 50% dos usuários de medicamentos o faz de forma incorreta.

Entre os remédios mais consumidos na automedicação estão os analgésicos, anti-inflamatórios, antialérgicos, antibióticos e ansiolíticos, de acordo com o Instituto de Pesquisa e Pós-Graduação para o mercado Farmacêutico. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária calcula que 18% das mortes por envenenamento no Brasil podem ser atribuídas à automedicação.

“Uso racional não significa não usar medicamentos e sim, que sejam utilizados medicamentos certos para as necessidades do paciente. Devemos promover a adesão aos tratamentos, principalmente para as condições crônicas, bem como, desmistificar o uso de determinados medicamentos, por que pessoas deixam de usar por medo, mitos e falta de conhecimento”, esclareceu Raqueli.

Assistência Farmacêutica em Uruguaiana

No ano de 2004 foi realizada a I Conferência Municipal de Política e Assistência Farmacêutica, que deixou registrado em seu relatório final a necessidade de ampliação do acesso da população à Assistência Farmacêutica.

Até o ano 2021 o município contava com uma Farmácia Municipal que atendia os componentes básico e especializado da Assistência Farmacêutica e uma Unidade Dispensadora de Medicamentos para HIV/AIDS e Hepatites Virais. Atualmente, a rede tem uma farmácia básica municipal, três “Farmácias nos Bairros”, uma farmácia no Centro de Atenção Psicossocial, uma farmácia para medicamentos estratégicos para pacientes de HIV/AIDS, uma Central de Abastecimento Farmacêutico, uma farmácia no interior do município e uma farmácia atendendo as Unidades Móveis.

Em 2021, iniciou a implantação do projeto “Farmácias nos Bairros”, indicado pelo vereador Zaccaro, aprovado pela Câmara Municipal e acatada pelo Poder Executivo. Foram escolhidos pela gestão da Secretaria Municipal de Saúde, unidades de saúde distantes da zona central e que abrangessem grandes populações, em especial, áreas de maior vulnerabilidade social, nos bairros Hípica, Tabajara Brites e União da Vilas.