Comando regional da BM será convidado a explanar sobre segurança pública no município

A Câmara Municipal pretende convidar o comandante regional da Brigada Militar, coronel PM Lauro Binsfeld, para explanar sobre a situação do 1º Batalhão de Policiamento de Área de Fronteira (1ºBPAF), sediado em Uruguaiana. As deficiências de efetivo e de equipamentos preocupam os vereadores.

Nesta terça-feira, o tenente-coronel PM Paulo Henrique Sperb, comandante do 1º BPAF, era aguardado, para participar da reunião com os vereadores. O objetivo era ouvi-lo explanar sobre as condições da Brigada Militar, no município. A presença do comandante havia sido solicitada pela vereadora Alfonsina Guedes de Moura (PMDB). O comandante, porém, enviou um ofício à Câmara Municipal, justificando que não compareceria à reunião.

Os vereadores lamentaram o não comparecimento do tenente-coronel. “Seria importante ouvir o comandante da BM, no município, e levar ao conhecimento da população a situação do Batalhão”, disse o vereador Luiz Gilberto de Almeida Risso (PMDB). A parlamentar Alfonsina Guedes de Moura enfatizou que o parlamento municipal está preocupado com problemas como a falta de coletes balísticos para os policiais da corporação e com o reduzido número de brigadianos para atender à comunidade.

O vice-presidente da Câmara Municipal, vereador Alfeu Freitas (PTB), destacou a relevância do assunto e enfatizou que o parlamento local tem procurado soluções para a segurança pública e melhorias para a Brigada Militar de Uruguaiana. Freitas disse que a Câmara de Vereadores irá expedir um convite ao comandante regional da BM, sediado em Santana do Livramento, para explanar sobre a situação do 1º BPAF.

19 de junho de 2008