Avanços e desafios da tuberculose são destaques na tribuna

A Câmara Municipal de Uruguaiana recebeu informações sobre as questões relacionadas à tuberculose durante o espaço da tribuna livre do dia 11 de abril de 2024. Por proposição do vereador Carlos Delgado (Progressistas), equipe da Secretaria Municipal de Saúde apresentou os dados e o trabalho realizado. Utilizam a palavra a Coordenadora Maria Aparecida Bofill e a enfermeira Sílvia da Costa Madeira.

A tuberculose é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões (forma pulmonar), embora possa acometer outros órgãos e/ou sistemas. Os sintomas são tosse por três semanas ou mais, febre vespertina, sudorese noturna e emagrecimento. Após 15 dias de tratamento ocorre a redução do risco de transmissão da doença.

A transmissão acontece principalmente, pela via respiratória, através da eliminação de aerossóis produzidos pela tosse, fala ou espirro de uma pessoa com tuberculose ativa (pulmonar ou laríngea), sem tratamento. Calcula-se que, durante um ano, em uma comunidade, uma pessoa com tuberculose pulmonar e/ou laríngea ativa, sem tratamento, e que esteja eliminando aerossóis com bacilos, possa infectar, em média, de 10 a 15 pessoas.

O Brasil é o país com o maior número de casos notificados de TB nas Américas. Em 2023, cerca de 80 mil pessoas adoeceram por tuberculose no país. Porto Alegre é a oitava capital do país com maior incidência de casos novos e décimo lugar em número de óbitos por tuberculose, conforme boletim epidemiológico de 2024, publicado 21/03/24 MS.

No município, em 2023 foram 93 casos e três óbitos. Em 2024, até 31 de março, foram registrados 32 casos e quarto óbitos. O diagnóstico é ofertado nas 23 unidades de saúde municipais (urbanas e rurais), acompanhados por equipe multiprofissional especializada contando com dois pneumologistas.

Uruguaiana é o único município a ter todos os métodos de diagnóstico para TB no oeste do estado, com tratamento gratuito. No ano de 2023 foram realizados 360 testes por TRM-TB e mais de 400 profissionais capacitados.