Notícias

Câmara recebe doação de acervo histórico

        Enciclopédia dos Políticos Sul Rio Grandenses com cinco volumes e o livro “Universo 1966” foram doados à Câmara Municipal de Uruguaiana. No dia 4 de dezembro de 2019 a presidente, vereadora Zulma Ancinello, recebeu vários livros que tratam da história social, política e cultural construída por políticos renomados de Uruguaiana e outras instâncias governamentais para utilização no Legislativo.

        O acervo foi conservado por Arnaldo d’Augustin Ribeiro, ex-presidente da Casa já falecido e, até o momento, por sua esposa Leonor Couto Ribeiro, recentemente falecida. Nesse sentido, filhos e familiares, no ato representados por Homero Bastiani, entenderam que seria justa a doação para a Câmara.

        Esteve na entrega o diretor da Escola do Legislativo, Ricardo Simas, que coordena o acervo da Câmara.


 

PL de incentivo às hortas comunitárias tramita na Câmara

A instituição de programa de incentivo à implantação de hortas comunitárias e compostagem foi apresentada na Câmara Municipal de Uruguaiana neste dia 3 de dezembro de 2019.

           O Projeto de Lei de autoria do vereador Fernando Bermúdez (P) será analisado pelas Comissões Técnicas da Casa.

           A matéria prevê o fomento dessas práticas em áreas públicas; declaradas de utilidade pública e desocupadas; terrenos de associações de moradores que possuam área para plantio; e terrenos ou glebas particulares; com anuência do proprietário.

            Vemos terrenos utilizados como depósito de lixo, com proliferação de insetos, pragas e doenças, que têm potencial para proveito social e possibilidade de geração de renda somada a uma produtividade de qualidade”, considerou Fernando.

            Entre os objetivos do PL está aproveitar terrenos baldios e mantê-los limpos; utilizar a mão de obra desempregada; proporcionar terapia ocupacional para homens e mulheres da terceira idade; e incentivar a transformação social dos cidadãos, o modo de consumo e o meio ambiente.

           A produção deverá servir para consumo próprio, abastecimento de escolas municipais e entidades assistenciais com sede no Município, podendo o excedente ser vendido nos termos do regulamento proposto pelo Poder Executivo Municipal. Também é prevista no Projeto a autorização para ao município conceder vantagem tributária sobre o imposto predial aos proprietários que inscreverem os seus terrenos.

 

 

Solenidade marca solidariedade e respeito ao povo Palestino

            Sessão especial no Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino foi realizada na Câmara Municipal de Uruguaiana. Na noite do dia 29 de novembro de 2019, data também alusiva à aprovação da Lei que declarou cidade-irmã de Uruguaiana a cidade de Beitunia, autoridades e comunidade árabe palestina estiveram presentes no plenário.

           A mesa de honra foi composta pela presidente do Legislativo, vereadora Zulma Ancinello, prefeito, Ronnie Mello; embaixador da Palestina no Brasil, Ibrahim Alzeben; prefeito de Beitunia, Ribhi Dola; Presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil, Ualid Hussein Rabah e Presidente da Sociedade Beneficente Árabe Palestina Brasileira de Uruguaiana, Nasser Rahman. Também vereadores Irani Fernandes, Suzana Alves, Carmelo Madeira, Nerai Kaufmann, Vilson Brites e Fernando Bermudez.

          “Estamos resistindo e essa noite demonstra que a causa palestina é justa. Que tem gente consciente e de bom coração e disposta a praticar um dos valores mais importantes da humanidade que é a solidariedade. Enfrentamos uma catástrofe. Não queremos viver sob ocupação, nos negamos a desaparecer. Queremos prosperidade e viver com dignidade”, manifestou o embaixador.

           Na ocasião foi destacado contexto da data alusiva ao Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino, estabelecida em referência à Assembleia Geral da ONU que adotou a resolução da divisão da Palestina em estado judeu e árabe. “A situação da Palestina continua por resolver, já que o povo ainda não viu os direitos que lhe foram atribuídos pela ONU serem reconhecidos, de estado independente, soberano e que conviva em paz. Diante dessa luta, dedicamos essa solenidade”, afirmou a presidente Zulma.

            Agradeceu ao povo palestino em Uruguaiana pela presença e terem exercido o máximo do patriotismo e empenho para libertação da terra ancestral o presidente da Federação Árabe Palestina do Brasil. “Chamamos a atenção e pedimos que a ONU precisa reparar o seu erro histórico e limpar a mancha indelével na sua história. Enquanto a questão palestina não foi resolvida, a ONU e o direito internacional não é completa” contextualizou Ualid Hussein.

          O prefeito de Beitunia explanou sobre a resistência do povo palestino e a importância da Lei que oficializa a aproximação de Uruguaiana e Beitunia. “Temos esperança de viver com honra e paz como o resto do mundo, com liberdade e independência do estado Palestino. Este acordo trará muitos benefícios para as comunidades com a troca de experiências em várias áreas”, afirmou Ribhi Dola.

           Na ocasião ainda fez uso da palavra e a entrega de lembranças Nasser Rahman; e o prefeito Ronnie Mello realizou discurso e a leitura da “Carta de Celebração de Irmanamento entre as cidades de Uruguaiana-RS e Beitunia-Palestina”.

Todas as fotos na página da Câmara Municipal de Uruguaiana no Facebook. 


 

 

RGE executará obra de modernização da rede elétrica no Centro de Uruguaiana a partir de domingo

A região central de Uruguaiana terá quatro dias de intensas obras na rede elétrica que serão feitas pela RGE. Ação, que tem investimento de R$ 800 mil, será dividida em quatro etapas, até quarta-feira, e inclui a troca de 5.000 metros de cabos de alta tensão e 10 postes.

           As ações, que iniciam neste domingo, 1, e vão até quarta-feira, 4, serão executadas por 20 equipes de obras mais equipes de Linha Viva. A obra de melhoria ocorrerá neste momento, no início do mês, a fim de não causar qualquer transtorno aos clientes da região, em sua maioria comerciais, nas vésperas do Natal, quando se sabe que o fluxo é intenso nesses locais.

           No dia 1, domingo, as obras ocorrerão entre 7h e 13h e causarão desligamento a 765 clientes principais das ruas Tiradentes, Bento Martins, Prefeito Iris Valls, Santana e Avenida Presidente Vargas. No dia 2, segunda-feira, o desligamento será das 12h30 às 18h30 para 1.454 consumidores, principalmente das ruas Marechal Floriano, José Garibaldi, Quatro de Julho, Marechal Deodoro, Eustaquio Ormazabal, Padre Anchieta, Coronel Rodrigues, Dr. Antonio Monteiro e Dr. Gregório.

                Na terça-feira, dia 3, será necessário desligar a rede elétrica das 13h às 19h para 908 consumidores fixados, basicamente, em trechos da Avenida Presidente Vargas e ruas Estaquio Ormazabal, General Bento Martins, General Vitorino, Marechal Floriano, Quinze de Novembro e Travessa Adolfo de Menezes. Finalizando as ações, na quarta-feira, dia 4, as obras serão executadas novamente entre 13h e 19h e o desligamento afetará 1.041 consumidores principalmente das ruas Marechal Floriano, José Garibaldi, Quatorze de Julho, Marechal Deodoro, Eustaquio Ormazabal, Padre Anchieta e Coronel Rodrigues.

                 As obras têm investimento de R$ 800 mil e incluem a troca de 5.000 metros de cabos de alta tensão. O novo cabeamento é mais moderno e possui espaçadores entre os cabos, formando a rede compacta. Este tipo de tecnologia diminui as chances de toque entre os condutores, reduzindo as possibilidades de desarmes e falta de energia. A RGE ainda irá substituir dez postes de madeira por novas unidades de concreto na área central.

O Consultor de Negócios da RGE, Thiago Paz, pede a compreensão dos moradores e comércio local e salienta a importância da execução dessas obras. “É um conjunto de ações muito importante e que irá ampliar significativamente a robustez do sistema de distribuição de energia de pelo menos 3.500 clientes do município, boa parte deles da área central de Uruguaiana, incluindo órgãos públicos, comércio, bancos, etc.”, comenta o consultor.

Os desligamentos são necessários para a segurança das equipes, da população e da própria rede elétrica. Os trechos que receberão as obras também poderão ter alterações no trânsito, que serão devidamente sinalizadas. “Por questões técnicas, de logística e de segurança, iremos executar as obras no Centro em quatro dias seguidos. Teremos, inclusive, reforço de equipes de outras cidades para acelerarmos os trabalhos”, finaliza Thiago Paz.

         Avisos de desligamento no e-mail e SMS. O cadastro dos clientes para recebimento gratuito dos avisos pelo celular e e-mail pode ser feito através do site da RGE (www.rge-rs.com.br). Clicando no banner “Desligamento Programado” é feito um direcionamento para a página onde é possível informar número de telefone e endereço de e-mail, tendo em mãos o Seu Código (número que consta nas contas de energia de cada unidade consumidora). Assim, toda vez que um desligamento programado afetar a sua residência ou comércio, um aviso será enviado.

“Amigos da Biblioteca” são recebidos na Câmara

             A diretoria da Associação “Amigos da Biblioteca” foi recebida na Câmara Municipal de Uruguaiana nesta quinta-feira, dia 28 de novembro de 2019. A presidente do Legislativo, vereadora Zulma Ancinello, esteve com a presidente da Associação, Dilah de Almeida, as secretárias Cleci Jaques e Vanessa Finoqueto, e a voluntária Maria Celça. Na pauta esteve o desenvolvimento do projeto “Estação Leitura”.

 

PL busca instituir programa “Adote uma família carente”

Ação contra a fome e a miséria através da doação de cestas básicas de alimentos é tratada em projeto de Lei apresentado na Câmara Municipal de Uruguaiana no dia 28 de novembro de 2019.

          A matéria de autoria do vereador Carmelo Madeira (PSDB) que cria o Programa “Adote uma Família Carente” será analisado pelas Comissões Técnicas da Casa.

           O objetivo é instituir um sistema de doações de caráter espontâneo para pessoas físicas, jurídicas e prestadores de serviços, ficando a critério do Poder Executivo a concessão de incentivos fiscais ao “Padrinho Mantenedor”.

           “A Secretaria de Ação Social e Habitação contabiliza que 16% dos habitantes de Uruguaiana vivem em extrema pobreza. São mais de 20 mil pessoas que vivem com R$ 89,00 ou menos por mês”, contextualizou Carmelo.

Corridas de galgos são reconhecidas como patrimônio histórico-cultural

        A Câmara Municipal de Uruguaiana aprovou projeto de Lei que institui as corridas de cachorros como patrimônio histórico-cultural de Uruguaiana. A proposição de autoria do vereador Fernando Tarragó (PSD) foi votada neste dia 28 de novembro de 2019, com a presença de apreciadores das corridas e criadores de cachorros da raça galgo.

        De acordo com o parlamentar, as corridas no Brasil iniciaram em Uruguaiana em 1974, através de Osvaldo Leonetti. “Uruguaiana é pioneira em corridas de galgos no Brasil. Esse é um fato histórico e em muito lugares são tão valorizadas como os esportes de polo e hipismo”, considerou Tarragó.

           Representante dos criadores, Pedro Maidana, agradeceu o reconhecimento do Legislativo, registrou o cuidado com o bem-estar dos animais e convidou a comunidade a prestigiar os eventos no canódromo programados para os dias 8 e 15 de dezembro.

Justificativa do PL

             Os cachorros da raça galgo (greyhound) fazem parte da cultura gaúcha e de países vizinhos como Argentina, Uruguay e Chile. O gaúcho já usava está raça a séculos como pastoreio e caça nos campos do Estado.

             As corridas na América do Sul começaram na Argentina como forma de entretenimento e também para melhorar e aprimorar a raça nos anos 1930. No Brasil teve seu início em 1973 através de Osvaldo Leonetti que na ocasião tinha galos de rinha e foi participar de um campeonato na Cidade de Corrientes Argentina. Por sua vez ali ele viu uma corrida de Galgos, com lebre mecânica, nesta mesma ocasião ele comprou seu primeiro galgo brasino de nome Quati.

            Já nos primeiros meses de 1974 começava em Uruguaiana, assim no Brasil, as primeiras corridas de galgos no Jockey Clube da Uruguaiana.

Câmara sugere regra de horários para concessionárias de água e luz

Regramento de horários para realização dos serviços “programados” das concessionárias de água e esgoto e de energia elétrica é solicitado ao Poder Executivo pela Câmara Municipal de Uruguaiana.

           Na reunião desta terça-feira, dia 26 de novembro de 2019, foi aprovado requerimento de autoria do vereador Irani Fernandes (P).

          O parlamentar sugere a definição do início e término de horário para as obras de manutenção preventiva. “Quando são anunciados, registram ou não esses horários, mas eles se estendem para além desse horário e causam transtornos e até prejuízos aos usuários”,esclareceu Irani.

         O requerimento ainda sugere o cumprimento das tarefas nos turnos da manhã, tarde ou noite, em conformidade com os seguintes horários: entre 8h e 11h; 14h e 18h; e 20h e 23h.

Informações sobre o Festival de Balonismo são solicitadas

A Câmara Municipal de Uruguaiana encaminhará ao Poder Executivo pedido de informações sobre a realização e o investimento no “I Festival de Balonismo de Uruguaiana”.

          O requerimento de autoria da vereadora Neraí Kaufmann (PSDB) foi apresentado na reunião desta terça-feira, dia 26 de novembro de 2019.

             O documento questionará o planejamento do evento, a licença do Departamento de Aviação Civil, o carácter social e o valor investido nesse evento. “Buscamos esclarecimentos e cumprimos nosso dever enquanto vereadores. Ninguém é contra atividades diversificadas como essas, mas foi polêmica por haver gasto público sem o resultado esperado, frustrando a comunidade”, considerou Nerai.

 

 

 

 

 

Prioridade de matrículas para vítimas de violência é analisada

As Comissões Técnicas apreciarão Projeto de Lei que busca estabelecer prioridade de matrícula e de transferência às crianças e adolescentes, que estejam sob a guarda de mulheres vítimas de violência doméstica e familiar.

         A proposição do vereador Fernando Bermúdez (P) foi apresentada na reunião do dia 26 de novembro de 2019 da Câmara Municipal de Uruguaiana.

           A matéria garante a matrícula ou a transferência dos menores, a qualquer tempo, para educandário municipal próximo da sua nova residência. A preferência deve dar-se quando a mudança de endereço da mulher vítima de violência ocorrer, com o objetivo de assegurar-lhe a integridade e segurança, própria e da família.

            A determinação também compreende aqueles que vierem, pela mesma razão, de outro município e estabelecerem residência em Uruguaiana. “Esse tema é de extrema importância. A violência prejudica a mulher e toda família, gerando problemas não só físicos, mas psicológicos, sociais e tantos outros. Nossa proposta é dar tranquilidade e dignidade às pessoas, acolhendo essa família ameaçada, constrangida e violentada”, afirma o vereador Fernando Bermúdez. 

 

Travessa será denominada “Prof. Maria Daici"

       Projeto de Lei em tramitação na Câmara Municipal de Uruguaiana buscava denominar “Maria Daici Oliveira dos Santos” a travessa localizada ao lado da Escola Hermeto José Pinto Bermudez. De autoria do vereador Rafael Alves (MDB), a matéria aprovada nesta terça-feira, dia 26 de novembro de 2019, com a presença de familiares, amigos e colegas da homenageada.

      A professora trabalhou nas escolas Uruguaiana, no interior do município; Adir Mascia; João Fagundes e na Escola Estadual Hermeto Bermudez. Este com atuação marcante, pois ao longo dos anos foi professora de língua portuguesa, assistente de direção, coordenadora das séries iniciais, vice-diretora por dois mandatos, e diretora por dois mandatos.

      “Seu legado inclui a construção da quadra poliesportiva e a criação da banda no HB. Como amante do carnaval criou a ala afro da Escola de Samba Os Rouxinóis e participou da fundação do Movimento Negro de Uruguaiana”, registrou no PL o vereador Rafael Alves.

        Representando o Movimento Negro, a professora Stael Soraya Rosa utilizou a tribuna para agradecer a homenagem e explanar sobre a importância do ato. “Negra e professora que junto com o esposo, Ataides dos Santos, em uma época que pouco se falava em comunidade negra e nenhuma possibilidade havia de manifestação coletiva do nosso povo; eles tiveram a coragem e a humanidade de reunir o povo negro, no ano centenário da abolição”, salientou sobre a trajetória de Daici.

         A proposta refere-se à travessa localizada a leste da quadra 114, ao norte final da rua Dr. Maia, início da rua Francisco Etchepare e ao sul com a rua Luiz Bettinelli, ao lado da Escola Estadual de Ensino Fundamental Hermeto José Pinto Bermudez, paralela a rua Franklin Fernandes, no Bairro Cidade Nova.

 

 

Povo Palestino é reverenciado na Câmara

         Sessão solene será realizada pela Câmara Municipal de Uruguaiana em homenagem ao Dia Internacional de Solidariedade ao Povo Palestino. O evento acontece dia 29 de novembro de 2019, às 20h, no plenário do Poder Legislativo.

          A data foi instituída pela ONU para celebrar a Resolução 181, da Assembleia Geral da ONU, que aprovou em 29 de novembro de 1947 a divisão da Palestina em Estado judeu e Estado árabe.

         A solenidade ainda registrará o dia da aprovação da Lei Municipal nº 4.994/18 que declarou como Cidade-irmã do município de Uruguaiana a cidade de Beitunia, no estado de Ramallah e alBireh, Cisjordânia.

          O evento proposto pela Mesa Diretora, presidida pela vereadora Zulma Ancinello, contará com a presença de autoridades da cidade Palestina. Entre eles o prefeito, Ribhi W. M. Dola.

Projeto da Fase apresentou espetáculo no Teatro

          Comemorando 15 anos de fundação, o projeto “Recomeçar” desenvolvido na Fundação de Atendimento Sócio Educativo (Fase) apresentou o espetáculo “Cirandas”. No dia 19 de novembro de 2019, no Teatro Rosalina Pandolfo Lisboa, o Poder Legislativo esteve representado no evento pela presidente, vereadora Zulma Ancinello.

         O projeto visa qualificar a medida socioeducativa de internação, agregando aos socioeducandos partícipes valores sociais e desenvolvendo a autoestima, o protagonismo juvenil e a solidariedade. Através da dança, do teatro e da música, trabalha-se para que o processo sócio-educativo signifique o alcance de mudanças consistentes, promovendo um retorno saudável ao convívio comunitário e familiar.

          Com figurinos arrojados e coreografias perfeitas, os jovens encantaram e emocionaram o público”, considerou o coordenador do projeto Elizeu Fagundes Pires.

 

Visita registra história da família Prado Lima

           Nesta sexta-feira, dia 22 de novembro de 2019, a presidente da Câmara Municipal de Uruguaiana, vereadora Zulma Ancinello, vereadores Irani Fernandes e Carmelo Madeira receberam a mestre em política e história britânicas, Denise Boeira Sabino Villanova. Na oportunidade, foi relatado o trabalho de pesquisa realizada para realização da palestra “Fundação de Uruguaiana - Memórias de uma cidade do futuro”.

            O evento aconteceu na quinta-feira trazendo à luz um pouco da história de Uruguaiana, através de um dos seus patriarcas, Joaquim dos Santos Prado Lima. Denise é da quinta geração dos Prado Lima, neta de Celia do Prado Lima Boeira.

Pré-escola no interior é solicitada

A implantação de pré-escola nas localidades de Plano Alto e São Marcos será indicada pela Câmara Municipal de Uruguaiana ao Poder Executivo.

         A solicitação da vereadora Suzana Alves (PRB) foi aprovada em plenário no dia 21 de novembro de 2019.

           A parlamentar destaca o número crescente de moradores dessas comunidades e a dificuldade de deslocamento para a área urbana para o cumprimento desta etapa de ensino obrigatória da educação básica. Nela são atendidas crianças de quatro e cinco anos na pré-escola.

 

 

Ações do documento