Programa Quebrando o Silêncio é aprovado pela Câmara Municipal

A instituição do programa Quebrando o Silêncio no calendário oficial do município de Uruguaiana foi aprovada nesta quinta-feira, dia 19 de outubro. A matéria de autoria do vereador Clemente Corrêa (PSDB) registra a implantação oficial do programa que trata do abuso e violência doméstica.

De caráter educativo e de prevenção, o Programa Quebrando o Silêncio autoriza o Poder Público Municipal a desenvolver atividades voltadas ao tema nas escolas da rede municipal e nos órgãos de assistência social. A finalidade é conscientizar a população em geral, em particular as crianças, as mulheres e os idosos sobre a importância do combate ao abuso e à violência; disponibilizar informações e esclarecimentos quanto aos direitos e alertar sobre a necessidade de buscar junto aos órgãos competentes o apoio necessário; e fomentar ações e atividades de divulgação dos canais para a denúncia dos casos de abuso e violência doméstica.

A data dedicada ao Programa será o quarto sábado do mês de agosto. “Quebrando o Silêncio” é realizado pela Igreja Adventista do Sétimo Dia, em oito países da América do Sul, desde o ano de 2002, através de palestras, passeatas, fóruns, e distribuição de materiais, com o intuito de orientar as vítimas na busca de ajuda dos órgãos competentes, quebrando assim o ciclo da violência.

“Nesta semana que discutimos amplamente a violência doméstica no Parlamento, temos a oportunidade de aprovar um projeto de prevenção e estímulo às vítimas a denunciarem e procurarem ajuda para coibir agressões física, psicológicas e morais”, considerou Clemente.