Produção do SUS é apresentada ao Parlamento

A Comissão de Serviços Municipais e Saúde realizou audiência pública nessa terça-feira, dia 8, para a prestação de contas do Sistema Único de Saúde de setembro a dezembro de 2015. Acompanharam a apresentação do relatório do Poder Executivo o presidente da Comissão, vereador Marcelo Lemos (PDT), Rafael Alves (SDD), Ronnie Mello e Irani Fernandes (PP), secretária de Saúde, Saionara Marques e presidente do Conselho de Saúde, Renato Corrêa.

De acordo com o exposto, na gestão do 3º quadrimestre 2015 foi aplicado 19,71% da Receita do município em saúde, sendo em média gasto cerca de R$ 340,00 por habitante sob a responsabilidade do município. Foi registrada na produção da Atenção Básica, cerca de 190 mil procedimentos entre aqueles com finalidade diagnóstica, clínicos, cirúrgicos e ações de promoção e prevenção em saúde.

As informações constam do Sistema de Apoio à Construção do Relatório de Gestão (SargSUS) que é a ferramenta eletrônica desenvolvida pela Secretaria de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde para apoiar os gestores municipais na elaboração e envio do relatório de gestão ao Conselho de Saúde. Este mecanismo facilita a fiscalização, o acompanhamento e a avaliação dos serviços de saúde.

Conforme o presidente do Conselho, a comissão de fiscalização e de finanças emitiu parecer favorável sobre a execução dos recursos. Nesta quarta-feira haverá plenária para avaliação.