Comprometimento da Prefeitura com Santa Casa é esclarecido

No espaço da tribuna livre desta terça-feira, dia 26 de fevereiro do 2019, esteve presente representação do Poder Executivo para manifestar-se sobre o comprometimento financeiro do município com a intervenção na Santa Casa de Caridade. Por solicitação do vereador Fernando Tarragó (PSD), prestou esclarecimentos o secretário Municipal de Fazenda, Valdir Venes da Rosa.

A autoridade contextualizou a presença do município na Santa Casa através de requisição de bens e serviços, recomendada pelo Ministério Público Federal. De acordo com o apresentado, a gestão e o orçamento da instituição seguem independentes, sendo necessária redução de custos para equilíbrio financeiro.

A previsão orçamentária prevista segue com manutenção de repasse dos convênios firmados para prestação de serviços como pronto atendimento, banco de sangue, clínica renal e cirurgias eletivas. “A nível orçamentário não haverá surpresas e grande impacto para o município”, considerou Venes.

Durante a explanação, o secretário destacou os valores já repassados ao Hospital também como subvenção. Em 2018, o repasse foi de 6,6 milhões de reais. Neste ano, um milhão de reais já foi direcionado através de subvenção, oriundo do repasse da Câmara Municipal de Uruguaiana da sobra financeira da última gestão.