Câmara retoma luta pelo serviço de perícia em Uruguaiana

O aumento da violência e óbitos em Uruguaiana provocou a retomada das ações da Câmara Municipal sobre a necessidade de implantação de Posto Avançado de Perícias no município. A vereadora Jussara Osório (PSDB) solicitou audiência nesta segunda-feira, dia 1, com o prefeito, Luiz Augusto Schneider, convidando-o para agendar com a Secretaria de Segurança Estadual novo encontro para tratar o assunto. “Entendemos que os dois poderes reforçam a extrema urgência do atendimento desta nossa demanda”, considera a vereadora.

“No último fim de semana tivemos mais um caso de constrangimento à familiares que perderam um ente querido e tiveram que esperar horas dolorosas pela chegada de perícia”, considera Jussara. Desde 2013 o tema é recorrente no Legislativo com apresentação de requerimentos, encaminhamentos ao Governo Estadual e audiência na capital com secretaria de Segurança e Instituto Geral de Perícia por iniciativa da vereadora.

A Secretaria de Segurança em resposta a questionamentos anteriores da vereadora Jussara informou que são necessários dados estatísticos sobre os índices no município para estimar os recursos humanos necessários à lotação.

De todas as cidades que abrange a Delegacia Regional, Uruguaiana é a que possui o maior índice de registros de ocorrências, entre 15 e 17 mil por ano contra oito a 10 mil por ano em Alegrete. Nosso município está entre as 19 cidades do Estado com maior índice de criminalidade e estratégia para o enfrentamento do crime, conforme levantamento Estadual. Estes dados serão reiterados no momento da audiência.

Ver. for recebida pelo Sec. de Segurança, Wantuir Jacini, em setembro