Autoridades apontam problemas e sugestões sobre acidentes de argentinos no Brasil

Nesta quinta-feira, dia 11, a Câmara Municipal realizou audiência pública para tratar sobre os frequentes acidentes envolvendo argentinos em Uruguaiana. O evento proposto pelo vereador Ronnie Mello (PP) conto com presença do presidente da Casa Legislativa, Adalberto Silva (PP), vereador Irani Fernandes (PP), Jussara Osório (PSDB) e Egídio Carvalho (REDE), além de autoridades brasileiras e argentinas da área de segurança e trânsito.

Os presentes explanaram sobre as situações verificadas no trânsito nos municípios vizinhos. Há registro de que as infrações ocorridas em Paso de los Libres são, na sua grande maioria, causadas por cidadãos advindos de localidades não fronteiriças, bem como as ocorridas em Uruguaiana normalmente são de Argentinos vindos de outras províncias. Também verifica-se a elevação do número de veículos, principalmente de motos, em ambas cidades, o que aumenta número de acidentes e, acarreta problemas de infraestrutura das cidades, e o excesso de velocidades aliados a longas jornadas e cansaço.

Durante as discussões, teve destaque a necessidade de divulgar as diferenças na legislação entre os dois países, de trabalhar a conscientização sobre a importância do seguro internacional e de prudência dos condutores.

Entre o sugerido está o repasse pelas autoescolas das informações sobre as diferenças na legislação, a distribuição de mapas da cidade com informação das ruas e localização de estabelecimentos, e a colocação de placas em português-espanhol-inglês, a exemplo do que ocorreu na copa, visando o turismo gerado pelas Olimpíadas.

Tendo em vista a previsão de aumento, novamente, do fluxo de argentinos na fronteira durante o período das olimpíadas foi indicado e firmado que os órgãos de segurança e entidades trabalhem em conjunto auxiliando os trabalhos das polícias Federal e Rodoviária Federal com trabalho de apoio e de informações.

Na ocasião foi solicitado que seja sinalizada a localização da Secretaria de Trânsito e o local indicado para pagamento de infrações e diferenciando a notificação do estacionamento relativo ao parquímetro; cuidados no trânsito quanto a presença de carroças e bicicletas; e comprometimento da Secretaria da Trânsito em retomar o trabalho conjunto com município de Libres para conscientização da população sobre prudência.

Autoridades brasileiras e argentinas

COMBATE AO AEDES AEGYPTI FOI TRATADO

Utilizando o encontro entre as autoridades dos dois países, ainda foi pautada a preocupação com a proliferação do mosquito Aedes aegypti. O assunto inserido no evento por proposta do vereador Irani Fernandes problematizou a necessidade de ação conjunta de combate ao inseto, considerando a proximidade dos municípios e registrando que em Uruguaiana não há confirmação de casos de dengue, diferentemente de Libres. O Consulado Brasileiro registrou que ocorreu reunião com a participação das secretarias de saúdes dos municípios, visando a realização de parceria. Destacou-se que esse trabalho é importante e deve ser sistemático e constantemente renovado, principalmente por sermos um local de fluxo de veículos de diversos lugares